18 de janeiro de 2014

1914

Quando acabei de ver a entrevista do Pinto da Costa ao Porto Canal – sim, quis ver se o homem estava realmente senil ou não -, lembrei-me de um artigo que li há uns dias no The Guardian. Era de um historiador qualquer e que versava acerca do centenário do início da 1ª Guerra Mundial que se aproxima e as coincidências que ele notou no presente. Por exemplo, em 1911, três anos antes do início da Guerra, tropas italianas utilizaram, pela primeira vez, bombas “despejadas” de aviões sobre a actual Líbia, precisamente o que fizeram os franceses cem anos mais tarde, em 2011, para remover Khadafi do poder. O gajo teoriza que temos de estar atentos aos sinais – que existem – por esse Mundo fora e aprender com o passado de modo a não repeti-lo no futuro, isto é, basicamente o gajo julga que está prestes a estalar a 3ª Guerra Mundial.




Sporting Clube de Portugal, campeão de Lisboa, 1914/1915




Quando terminar este campeonato, vai haver merda. E da grossa. Se o Porto for campeão, normal… para o Sporting, pois para o Benfica, será um problema e dos grandes. Como é que LFV conseguirá, mais uma vez, justificar o insucesso de JJ perante os adeptos benfiquistas? Como dizem os americanos something's gotta give, ou seja, vai ter de haver eleições, no mínimo.  E isto é bom, pelo menos a curto/médio prazo, para o Sporting. Se, pelo contrário, for o Benfica campeão, não tardarão a surgir candidatos não-oficiais à sucessão de Pinto da Costa, encabeçados pelo inefável António Oliveira, nas próximas eleições no Porto e as dúvidas sobre a capacidade de PdC de (ainda) poder gerir o futebol do Porto não pararão de surgir. E isto é bom para o Sporting.

Aparte do pequeno pormenor de quem será campeão, o futebol português vive momentos verdadeiramente nebulosos. A Olivedesportos a cada dia que passa perde tentáculos como um diabético perde membros e em cada cem novos emigrantes portugueses que saem do país, perdem-se p'raí uns vinte espectadores por jogo. (Ok, estas contas foram inventadas por mim, mas vocês perceberam a ideia. :P )


Quanto ao Sporting, nós já estamos adiantados no tempo. O Sporting de hoje é como a Alemanha pós-2ª Guerra Mundial, é um Sporting “Plano Marshall”. Nós vamos ser a Alemanha do presente: donos da Europa (leia-se "Portugal). Mas ainda nos resta desempenhar um papel muito importante no presente.

 É que, se por acaso, o Sporting se tornar campeão esta época, esse dia será eternamente marcado na história, tal como o dia em que Gavrilo Princip assassinou o Arquiduque Franz Ferdinand, em 1914. Foi nesse dia que começou a 1ª Guerra Mundial

3 comentários:

Mid disse...

Isto para termos uma ideia de que aconteça o que acontecer, nós somos o que não perdemos nada se não formos campeões. Se um dos outros dois ganhar, o outro terá sempre razões de queixa porque algo falhou, já se nós ganharmos (tendo em conta que viemos da pior época de sempre) a bomba rebenta dos dois lados. Só temos é que continuar a apoiar a equipa, continuarmos a preocupar-nos apenas com quem virá da equipa B e confiar no BdC. O resto será sempre um bónus (menos a qualificação para a Champions, que é o objectivo principal).

Captomente disse...

@Mid Yep, é isso mesmo! Tendo em conta de onde viemos (pior época de sempre), com o orçamento que temos, qualquer lugar acima do 4º lugar, é positivo. E é seguro que, qualquer que seja o campeão, haverá merda no outro lado.

Agora... Se, por acaso, for o Sporting campeão, é como dizes, a bomba rebenta para os dois lados. E isso será óptimo... para o Sporting.

SL

Mid disse...

Exacto. Só temos é a ganhar.