2 de junho de 2014

Querem colinho

Com umas orelhas daquelas, deve ter doído...


Ao tempo que ouço e leio Sportinguistas vaticinando, por fim, o rebentar do balão financeiro do Benfica. As apostas milionárias no futebol de onze, modalidades, Museu, Benfica TV e Seixal, algum dia terão de ter consequências, diziam. E eu concordava "Esta merda algum dia tem de acabar, como é possível tanto dinheiro enterrado?!". E o que é certo é que, ano após ano, LFV lá continuou a meter o guito, seja para as vedetas sérvio-argentinas comandadas pelo "melhor treinador do Mundo" vencerem uma Liga Mickey Mouse e uma Taça de Portugal com a ajuda (preciosa) do Duarte Gomes ou para as estrelas americanas do basket ganharem a Liga ao... Epah, juro que não sei contra quem é que eles jogaram a final!, seja para o hóquei "campeão europeu" (estes títulos "europeus" do hóquei fazem-me lembrar os campeões americanos de Basebol, os "World Series Champions", lol) acabar atrás do Porto e do novo campeão, o Valongo, seja para terminar a época desportiva com uma cereja (do Fundão) em cima do bolol lampião, quando o futsal, carregado de vedetas nipo-brasileiras, portuguesas e espanholas, termina mais uma época sem títulos e sem sequer conseguir ir à final.

E quando eu julgava que a próxima época do Benfica ia ser mais do mesmo, isto é, com LFV a enterrar dinheiro no clube e "somos os maiores, não queremos saber de mais ninguém", eis que, subitamente, verifico que existe uma ofensiva direccionada ao... Sporting!, o clube cujo balão já rebentou há muito e que tem uma política de austeridade implementada em todo o clube, desde a direção até às modalidades, e que implicou muitos cortes nos orçamentos de todas as modalidades do clube. E mesmo assim, continuamos a ganhar em andebol, futsal, atletismo, judo, remo e conseguimos melhorar, incomensuravelmente, o futebol da equipa principal.

Primeiro foi LFV, na entrevista que deu ao "jornalista" Hugo Gilberto, quando disse que existe um clube com um passivo maior do que o do Benfica, depois quando apareceram notícias no Expresso mencionando um valor qualquer do Sporting "escondido" das contas do clube e já antes, o director do Expresso e adepto confesso do Benfica - coincidência -, o Pedro Santos Guerreiro, escrevia na sua coluna semanal do Record, que era discutido, nos bastidores dos meios banqueiros, essa tal quantia "escondida" do passivo do Sporting.


Não percebo nada de passivos, orçamentos e activos, nem quero perceber. Do pouco que li sobre isso, parece que esse valor vem mencionado no Relatório e Contas de 2013 e que, para os interessados, leia-se Sporting e banca, não é nenhuma novidade. A questão é, porquê agora? Porque é que, inesperadamente, o Benfica está tão preocupado com as contas do Sporting? Será que é porque provámos que é possível fazer melhor com menos dinheiro? Que não é preciso pagar 4 milhões por ano a um treinador apenas para ser campeão da Liga Mickey Mouse? Que não é preciso pagar chorudos salários a "craques" para não ganhar nada no andebol, hóquei e futsal? Que os lucros da Benfica TV não são suficientes a longo prazo? Porque será?...


E quando vejo o Rui Gomes da Silva a entrar na patranha, partilhando posts de blogs lampiões preocupados com as contas do Sporting, não consigo deixar de pensar que, se calhar, é mesmo desta que o balão poderá rebentar... :)

Ou então, para não rebentar, terão de fazer aquilo que o Sporting fez: baixar custos, e baixar custos implica vender Garay, Gaitan, Cardozo e companhia, pois não acredito que algum deles aceite ficar no Benfica se lhe diminuirem o salário... :)


A minha opinião? Eles dizem que querem baixar custos mas não querem perder competitividade. Querem ter a mesma complacência que os bancos deram ao Sporting mas sem as contrapartidas que tal implica (reduzir salários, despedimentos, cortes, etc). Basicamente, querem colinho. Como sempre.


Btw, isto dos passivos e dívidas só me preocupa se meter a UEFA e o Fair-Play Financeiro e como me parece que devemos (a maior parte do) dinheiro apenas a entidades nacionais e "não-desportivas", ou seja, não devemos dinheiro a marcas desportivas, clubes estrangeiros e/ou jogadores, 'tou-me a cagar se o passivo é de 300, 400 ou 500 milhões. Só me chateia se algum lampião parvo, passe o pleonasmo, vier com essa conversa.

Mas se começarem a falar muito, podemos sempre lembrar a compra do Futre com dinheiro da RTP, o perdão fiscal da Manuela Ferreira Leite na altura da construção do novo estádio, as benesses de Santana Lopes... Enfim, era outro post.

7 comentários:

Anónimo disse...

Excelente post. Disse tudo. O balão está prestes a rebentar...

Unknown disse...

Acho que ninguém está atacar o Sporting. Tanto é que a reacção do Bruno de Carvalho disse tudo. Não estão ali para andarem em guerra um com o outro, mas sim e apenas só, para manter acesa a rivalidade, ao mesmo tempo que se tenta destruir o poder a Norte.

Não acho que o Balão do Benfica esteja prestes a rebentar, como também não acho que o do Sporting rebentou. São instituições demasiado importantes para que isso ocorra. pode existir, isso sim, um travão de emergência, que já foi accionado no Sporting e aos poucos o começa a ser no Benfica (somos cada vez mais criteriosos nas contratações, apesar de continuarmos a contratar alguns para encher bolso). No caso do Porto, espero que lhe aconteça o mesmo que ao metro de Lisboa, no que aos travões diz respeito.

O Benfica e os Benfiquistas não estão preocupados com as contas do sporting, mas tal como levamos com os Sportinguistas todo o ano a falar do monstruoso passivo do Benfica, é natural que agora tenhamos vontade de ser nós a falar de passivo. Aposto, que tu, tal como eu, estavas convencido que o maior passivo era o do Benfica, vamos a ver e...

Raios, se os outros podem falar de nós, porque não podemos nós falar dos outros?

Pedro Ribeiro disse...

Parece um comentário escrito por uma criança de 14 anos.

O LFV não veio atacar ninguém. Disse que não presidia o clube com o maior Passivo e nunca apontou dedo a ninguém. E pelos vistos agora sabe-se que ele falava a verdade. Se o Sporting tem problemas com contas não é nosso problema. Agora que os 400 e tal milhoes de passivo são nossos e que não somos o maior passivo lá isso é verdade.

Gostava que o nosso blogger que não percebe nada de passivos, orçamentos, activos, contas , etc viesse parar de mandar bitaites sobre como é que um clube que tem estadio, edificio multidesportivo hipotecados está menos aflito com outro que tem receitas na ordem dos 55Milhoes de euros sem contar com vendas de jogadores (por 30 ou 40 milhoes) e sem contar com os premios da UEFA. Faça as contas de quanto o Benfica ganhou nestes ultimos 5 anos só na UEFA e quanto ganhou o Sporting .


Santa ignorância. Ignorence is bliss já dizia os outros. Já agora para quem não sabe fica a saber o Benfica foi tri-campeão em Basket contra a Académica e o Sporting não ganhou em Futsal ainda tem que ganhar contra o Fundão, e no Andebol perdeu o campeonato para os corruptos, e no atletismo o benfica é tetra-campeão am masculinos, a não ser que o blogger esteja extremamente interessado em atletismo feminino ou confunda os sexos nas modalidades. Quanto a remo e judo, agora sou eu que confesso, não ligo nada a isso e por mim o Sporting pode ser decampeão que fico feliz por vós.

Veremos o que vai sair das contas auditadas no final de Setembro !!

Captomente disse...

@Germano e o @tipo-que-escreve-testamentos-p'ra-responder-a-tipos-que-escrevem-como-se-tivessem-14-anos:

http://comquemsporting.blogspot.pt/2014/06/sempre-querem-colinho.html


@Germano, a questão não é se eu falo do passivo do Benfica ou tu do do Sporting, isso são armas de arremesso que os adeptos têm p'ra preencher conversas de café. P'ra mim, tudo bem, como expliquei no último parágrafo do post.

A questão é quando são presidentes e dirigentes de um clube a imiscuírem-se nas contas do clube rival, como aconteceu, indirectamente, com LFV e, directamente, com RGS. E se ouviste hoje as declarações de BdC numa das "tuas" ilhas, perceberás que estamos mesmo em "guerra" e que não foi BdC quem deu o primeiro tiro...


Abraço!

Unknown disse...

Capto, as declarações são fachada, não há guerra. Aposto que secretamente vão apoiar o mesmo candidato à presidência da Liga. São declarações tão polémicas como o Presidente do Sporting vir dizer que o Benfica está a ser levado ao colo.

O Presidente do Benfica não falou em clube nenhum em especial. Disse que havia um clube com passivo maior que o do Benfica, não vejo mal nenhum nisso. É rivalidade.

Não queiram fazer guerra onde ela não existe.

Agora, não haver guerra não significa que sejam os melhores amigos. Continuarão rivais com ataques de um lado para o outro.

Captomente disse...

Epah, é a tua opinião, respeito-a. A mim, daquilo que vejo e ouço, creio que, como os americanos costumam dizer e aproveitando as ANALogias de BdC, "the shit hit the fan".

Se é como tu dizes e que isto é tudo fantochada... não creio mas vamos esperar p'ra ver o que isto vai dar.

Abraço!

Unknown disse...

Captomente, nunca tires da cabeça, que as eleições da Liga estão à porta, a isto chama-se baralhar para apanhar trunfo. Ou acreditas no não apoio de Pinto da Costa ao presidente da FPF?