23 de agosto de 2014

Falar ou não falar

O futebol português é tão... peculiar. Os adeptos do Benfica acham que o seu presidente fala pouco, os do Sporting nunca tiveram um presidente que falasse tanto e os do Porto... bem, os do Porto ninguém sabe o que pensam. Os adeptos do Porto são um mistério. Têm uma presença de espírito e uma personalidade tão reivindicativa como os zombies da série Walking Dead. Basicamente, são uns mortos-vivos.


O tópico do dia é chamar "Vale e Azevedo" a Bruno de Carvalho. Desde o jornalista e diretor-adjunto ou o caralho que foda, João Bonzinho, d'A Bola, passando pela Leonor Pinhão, terminando no Rui Santos, no Record. Diz ele hoje que não se recorda de, alguma vez, um presidente de clube ter ido esperar um jogador contratado ao aeroporto.

 lol. Eu lembro-me. E bem.

Luís Filipe Vieira foi esperar o Moretto, esse grande guarda-redes do Benfica, na senda de outros do mesmo calibre, como Júlio César I, Roberto ou Artur. E foi uma recepção "brutal"! Inesquecível.







Não me lembro muito de Vale e Azevedo. Lembro-me, bem, que foi sob a sua vigência que o Benfica sofreu uma derrota impiedosa em Vigo, Corunha. 7-1. Lembro-me que não foi ele a iniciar a Benfica TV. E também me lembro que foi com ele que, em boa hora, o João Pinto decidiu sair do Benfica. Conseguem imaginar, "hoje", o William Carvalho rescindir com o Sporting e ir parar ao Benfica? Eu não.

Esta ânsia de querer colar a imagem de Vale e Azevedo (porra, não há uma abreviatura porreira para isto! VeZ? VZ? Bah!) é muito engraçada.

Também me lembro muito bem de, na época passada, ouvir vários comentadores e jornalistas a olharem para BdC com uma bonomia e simpatia tão grande como aquele casal de velhotes que descobre, por acaso, uma cria de leão no descampado perto de casa, deixado para trás por um circo que tinha assentado arraiais há uns dias. Pegaram nele, levaram-no para casa, alimentaram-no, "Oh, tão fofinho!", exclamaram, enquanto lhe acariciavam o pêlo e sentiam as patas do leão, sem garras, acariciando a suas peles gastas e rugosas. Enquanto fez umas brincadeiras apalhaçadas consigo próprio, tipo esgrimir a luta Bruma-Bebiano-Sporting, toda a gente achou piada ao leãozinho BdC.

O problema é quando o leão cresceu e começou a arranhar, e a mexer noutros interesses. Nessa altura, por muito que achassem piada ao leão que viram crescer desde pequeno, estava em causa a sua própria sobrevivência, leia-se, dar luta a Benfica e Porto. Foi nesse momento que tiveram de decidir entre continuar a acarinhar o leãozinho inofensivo que viram crescer ou dar luta ao leão que cresce, a cada dia que passa, rumo ao seu destino final e natural: ser o rei da selva.

É óbvio que optaram pela segunda via. O leãozinho, pequerrucho e engraçado, já deixou de o ser. Já arranha e já morde. Veremos, com a Doyen, se fatalmente.




(No Correio da Manhã de hoje, o jornalista António Pereira, intimamente ligado ao Benfica, escreve uma prosa onde dá conta do desconforto que também o Benfica começa a sentir relativamente à Doyen Sports,  por achar que esta tem privilegiado o Porto em detrimento do Benfica, nomeadamente aquando do falhanço da vinda do Guilavogui, que foi parar ao Wolfsburg, apesar do 50% do seu passe ser detido pelo fundo e do interesse do Benfica em contar com o seu préstimo. O título da peça até se chama "Rivais contra a Doyen Group". Delicioso. :)

3 comentários:

touaqui disse...

Óh, Capotamento,

andas com a maior parte das ideias baralhadas. o Sport Lisboa e Benfica levou 7 secos em Vigo, empatou na Luz a 1 bola.

7 a 1 foram os que o Spor7ingComunicados de Portugal, levou em Munique depois de ter mamado 5 a zero no AlvaLidl.

e o JVP que tinha contrato vitalício, com o Glorioso, foi despedido pelo Vigarista de Azevedo.

optou pelo clube dos betinhos 'derivado' de estar já habituado à 'night' de Lisboa.

Anónimo disse...

Caro captomente

7 a 1 foi o que os lampiões levaram em Alvalade. Contra o colosso mundial que sempre foi o Celta de Vigo (está na 2º divisão espanhola) o Carnide levou 7-0. Se tivessem jogado com o Arrentela teriam levado 14. Eh,eh,eh.

RP disse...

Grande post. Temos um Presidente do caralho, o homem é omnipresente, está em todo o lado
Quanto aos jornalistas que o comparam ao vale e Azevedo, é mandá-los para a p. que os pariu, e rirmo-nos, deixa-os pensarem assim, enquanto assim fôr, vai continuando a crescer e a aprender e a tornar-se no nosso melhor PRESIDENTE de sempre. Ouve o que eu te digo. SL