6 de junho de 2015

Jamor = Stonehenge

O futebol é uma religião. Os adeptos são fanáticos. O futebol idealista do início do seculo XX foi completamente devorado pelo dinheiro dos magnatas do petróleo da Rússia, Emiratos e Angola. Ganha quem tem mais dinheiro. Os ideais do início do futebol foram completamente absorvidos pelo futebol capitalista, tal como os ideais pagãos foram absorvidos pela igreja católica. O dia 25 de dezembro, muito antes de ser "dia de Natal" e o dia de "nascimento de Jesus", era um dia de comemoração e devoção ao "deus-sol". Esta e muitas outras tradições pagãs foram devoradas pela igreja católica, tal como muitos clubes históricos europeus foram absorvidos (para não dizer "comprados") por dezenas de milionários e empresas orientais. Restam muitos poucos locais "pagãos" do futebol da outra era. Wembley, apesar da remodelação, é um deles. Jamor é outro.

No Jamor, respira-se o futebol pagão, o futebol idealista dos início do tempo. Uma vez por ano, lá vão em romaria, os adeptos fanáticos rumo ao local sagrado do futebol português. Ninguém percebe bem porquê esta adoração ao Jamor. Não há bancadas cobertas, não há casas de banho, não há écrans gigantes, só há futebol. E sol. O "deus-sol" (recomendo aqui a leitura do livro do Álvaro Magalhães, "História Natural do Futebol", para perceberem a ligação entre o sol e a bola de futebol). Vai-se ao Jamor porque tem de se ir. É um ritual. No Jamor, quase tudo é verídico e mítico. É como se os deuses do futebol estivessem a assistir ao jogo e decidissem quem tem de ganhar e quem tem de perder.

Jamor é o Stonehenge do futebol português.



Digam lá se não parece o jamor. :O




Não sei se se lembram, mas foi no jogo da meia final da Taça contra o Marítimo que Paulo Pereira Cristóvão, alegadamente, terá instruído alguém para depositar uma quantia em dinheiro na conta de um dos fiscais de linha da partida, o tal Cardinal. Conseguem imaginar se depois temos ganho essa Taça? A Taça "Cardinal"? A Taça "Cristóvão"? Thanks, but no thanks.

Graças a(os) deus(es), o Sporting perdeu a Taça contra a Académica, em 2012.

Outra prova que os deuses do futebol estavam no Jamor a ver esse jogo, foi não terem permitido que a equipa que tinha investido 30 milhões em 18 estrangeiros tivesse ganho contra a equipa que incluía no seu onze titular dois jovens jogadores portugueses emprestados por essa mesma equipa, Cédric Soares e Adrien Silva!

Não é por acaso que nesse dia até estava a chover...

No domingo passado, não tenho dúvidas de que os deuses do futebol marcaram presença no Jamor. Deixar que a aquela equipa que se verga perante os interesses de Benfica, Porto e Jorge Mendes, ganhasse a Taça, seria ir contra a lógica, contra o Universo. Aquele treinador sabujo, fala-barato e medíocre não merecia ganhar a Taça. Aquele presidente idiota não merecia ganhar a Taça. Metade daqueles adeptos pseudo-bracarenses-mas-que-na-realidade-são-lampiões também não mereciam ganhá-la.

Os deuses do futebol foram justos e premiaram a equipa que mais lutou para ganhá-la. A equipa que tinha Cédric Soares e Adrien Silva ganhou a Taça! Os deuses do futebol legitimaram "este" Sporting.





9 comentários:

Anónimo disse...

Já voltaste, incendiário? Que mentira infame vais inventar agora?

Mestre de Cerimónias disse...

Excelente post!

Diogo Marques disse...

bem aparecido sejas, e com um post à altura

Tiago disse...

E aquela pontinha de vento, no ultimo minuto, a por a bola nos pes do Montero... já foi milagre de Jesus

Mateus Matias disse...

A judiciária já foi falar contigo, por causa da tua tentativa de causar distúrbios na ordem pública? É que eu já fiz a denúncia! E sei que não fui o único!

Captomente disse...

@Anónimo Vou inventar que o novo treinador do Sporting é o Jorge Jesus!

@Mestre e @Diogo, obrigado pelos vossos comentários! :)

@Tiago eheh Oxalá!

@Mateus Que venham. Cá estarei para assumir as minhas responsabilidades. Abraço.

Lourenço disse...

Guess who's back
Guess who's back

Yeahhh

Ainda bem

Lourenço disse...

Pelos vistos, o cedric e o adrien é que não perdem finais, lol

Ainda bem para os jejus os ter na equipa! Da jeito, lol

Captomente disse...

;)

@Lourenço, o Cédric safou-se de boa! :)