15 de fevereiro de 2018

Operação Astana

Não sei até que ponto foi por estratégia mas tenho ideia que JJ, durante as duas primeiras épocas no Sporting, forçava demasiado a "rotação" de jogadores entre jogos de competições diferentes. Lembro-me do jogo de Skenderbeu (não sei se é assim que se escreve mas também não fui ao Google procurar), do Rio Ave do ano passado, e outras exibições com resultados deprimentes onde era notório que JJ tinha mexido demais a equipa. Este ano, pelo contrário, e também não tenho a certeza se é por estratégia ou por necessidade, o facto é que JJ parece apenas mudar a equipa por obrigação, caso alguém se lesione, esteja mal fisicamente ou por castigo. Faz-me lembrar um avião de longo curso que é abastecido em pleno voo, permitindo manter a velocidade de cruzeiro, em vez de ter de aterrar para se reabestecer e fazer a manutenção. Nas primeiras épocas, o "avião" do Sporting aterrava muito entre jogos de competições diferentes, resultando em vários acidentes de percurso, mas desta vez foi tudo preparado ao pormenor para que a viagem mais longa do Sporting nas competições "europeias" corresse sem sobressaltos (até ver).


Operação Astana



Os jogadores do Sporting entraram no pavilh... perdão, no estádio do Astana, como se tivessem aterrado há minutos e foi preciso sofrermos um golo para sacudirmos o jet lag e começar a jogar, finalmente, futebol. Até ao intervalo, ainda tivemos tempo de ver Doumbia marcar mais um golo que seria, novamente, mal anulado. A mudança foi radical. O apático Acuña da primeira parte transformou-se no dinâmico extremo/lateral argentino que contratámos no início da época. A jogada do segundo é maravilha, maradonesca. Chegámos ao terceiro e foi uma pena que, com mais um jogador durante quase 30 minutos, não tenhamos chegado ao quarto ou ao quinto. Mas o mais importante já estava feito.




Em princípio, estaremos presentes na próxima eliminatória da Liga Europa, salvo qualquer calamidade no próximo jogo com o Astana mas também digo já que, a haver uma calamidade num próximo jogo do Sporting, que seja contra o Astana e não em Tondela onde já estão-nos a querer obrigar a lá aterrar.

1 comentário:

Pedro disse...

Já vi o video no Artista e aqui outra vez, que monumento ao futebol!!!

Isso da rotatividade obrigada que JJ tem estado a fazer acho que é a sorte dele...
Não percebo 1 décimo do que o homem de futebol, mas continuo sem perceber como é que o raio do homem não faz mais substituições (isso até tem mudado, vá lá).

Como é que não tira jogadores, só para descansarem... Quando é para ganhar tem de ir sempre com aqueles que lhe dão mais garantias e exige aos jogadores que façam a milha extra, só que esquece-se que são homens... vá lá há lesões para lhes dar descanso.