31 de janeiro de 2017

As diferenças #2 (ou um vislumbre do #EstadoLampiânico)

Já escrevi uma vez sobre a importância de quem narra e comenta os jogos de futebol. São eles os "professores primários" da iliteracia desportiva que assola os posteriores comentários ao jogo, sejam eles nas esplanadas, recreios da escola ou mesmo na própria tv, nos habituais e populares programas "desportivos", tipo Dia Seguinte e Prolongamento. Não menosprezem o poder do que diz o Freitas Lobo ou o Pedro Henriques, principalmente no que diz respeito à arbitragem. São eles que, na prática, decidem o que é um lance polémico ou inócuo. Eles e os realizadores da Sporttv/Benfica TV...


Normalmente, a Sporttv escolhe para comentar os jogos do Benfica fora (e a sul do país e ilhas) o seu ex-jogador, Pedro Henriques. É uma experiência engraçada comparar o que diz Pedro Henriques durante os comentários a jogos estrangeiros (Liga espanhola, inglesa, etc) sobre a arbitragem e depois ouvi-lo a comentar os jogos do seu Benfica. Parece o Dr. Jekyll e Mr Hyde, tal é a transformação. A benevolência e compreensão perante os erros dos árbitros espanhóis e ingleses desaparece para dar lugar a constantes críticas impiedosas aos erros dos árbitros portugueses, sobretudo quando prejudicam o Benfica.

Para os jogos do Sporting, a Sporttv 'convoca', normalmente, o João Aroso, ex-preparador do Sporting durante várias temporadas, no tempo de Paulo Bento. Não sei se o Aroso é Sportinguista mas é evidente a preocupação da Sporttv em escolher comentadores mais 'simpáticos' para os clubes grandes. Mas é tão grande a diferença entre uns e outros... Ficou-me na memória os minutos finais do Marítimo 1-0 Benfica, em dezembro passado. A irritação do Pedro Henriques, perante o resultado e a actuação do árbitro... delicioso. :)


Quando o Sporting jogou na Madeira há uma semana e ouvi o João Aroso comentar o flagrante erro arbitral que impediu o Sporting de levar os 3 pontos do estádio do Marítimo, lembrei-me imediatamente do Pedro Henriques e no que diria ele se o Alan Ruiz fosse do Benfica e lhe tivessem anulado aquele golo. Na impossibilidade de essa hipótese alguma vez se tornar realidade, limitei-me a gravar as reações de Pedro Henriques e João Aroso aos lances que, na altura, foram os mais polémicos dos jogos de Benfica e Sporting contra o Marítimo, de modo a comparar a 'isenção' de ambos. São evidentes as diferenças.






As diferenças #2 (ou um vislumbre no #EstadoLampiânico) от Com quem joga o Sporting? на Rutube.







O #EstadoLampiânico é isto: personagens-chave em todos os sectores da nossa vida, dentro e fora do campo, que não têm pudor em transfigurar-se da sua imagem pública neutra e 'isenta', para, na altura certa, tomar partido pelo Benfica, sem que isso lhes traga dissabores ou problemas. Duvido muito que um comentador mais afecto ao Sporting pudesse ter expressões irritadas perante erros dos árbitros como aquelas que Pedro Henriques produz. Primeiro, não teria coragem para expor assim tanto a sua "parcialidade" e, segundo, porque se o fizesse muitas vezes, o mais provável era a Sporttv dispensar os seus serviços logo de seguida.


É também a isto que Bruno de Carvalho se refere, quando fala na falta de militância dos Sportinguistas. O pudor que sentimos em tornar públicas as nossas cores, a incapacidade de moldar a nossa moral em prol do Sporting. O exemplo-mor disso mesmo é Vítor Pereira, sócio cinquentenário do clube e que durante toda a sua carreira preferiu ser visto como alguém "isento" aos olhos dos outros, mesmo que isso tenha implicado, na prática, o prejuízo do Sporting...






P.S. Ontem, no tal lance do Carrillo, foi evidente a dúvida que o lance suscitou ao narrador e comentador da Sporttv (Pedro Henriques, claro) mas, ao final do dia, o ex-jogador do Benfica não teve pejo nenhum em afirmar que era penalty. Mesmo que as imagens pareçam suscitar a dúvida se não foi o Carrillo a lançar-se para cima do jogador do Setúbal. Viva o Benfica, que se foda o resto.


Foi o Carrillo quem forçou a queda em Setúbal! от Com quem joga o Sporting? на Rutube.

9 comentários:

Cantinho do Morais disse...

Muito bem, Captomente. Excelente trabalho.
Só não vê o que é o Estado Lampiânico (e que, realmente, existe), quem não quer.
É um país pintado de vermelho e não se admite mais nenhuma cor ou nuance.
Pedro Henriques é tão bom comentar como foi a jogar.

O Vítor Pereira deve ser tão sportinguista como era o António Garrido. Para mim, ficou oficialmente apresentado nas Antas, no jogo em que ofereceu 2 golos ao Doriva.

Jordão disse...

Concordo com a questão da militância, mas atenção a uma coisa relativamente ao lampionismo. Quem não se importa de vencer por meios ilícitos não tem problema algum em ser parcial e intelectualmente desonesto. As coisas estão relacionadas.

O Pedro Henriques não existe como comentador, porque nem tem qualidade como tal. Ele existe como um lampião a comentar os jogos do beifica, para agradar à audiência desses jogos. A raiz do problema está na sua primeira frase - a "iliteracia desportiva" - ou não fosse o público do beifica o mais ignorante e fanático (ver a reacção à derrota de ontem e o nível de comentários no fórum da TSF de hoje).

Há coisas que nós não podemos nem devemos imitar, porque o nosso público não é assim.

Captomente disse...

@Cantinho, já não me lembro bem dele a arbitrar mas como presidente do CA foi uma tristeza - um dirigente lampião não faria pior. Obrigado pelo comentário!


@Jordão

Percebo muito bem essa distinção e confesso que também pensei antes de escrever/associar as duas situações... mas, e falo por mim, perante este #EstadoLampiânico em que vivemos, eu não fico ofendido se alguém 'dobrar' as regras em benefício do Sporting, pois essas mesmas 'regras' já se encontram 'dobradas' à partida em benefício de outros. Como podemos lutar limpo neste futebol se mais de metade dos actuais árbitros de 1a categoria (nem falo dos fiscais...) e observadores são 'militantes' benfiquistas? Até aos anos 70, 80, a coisa equilibrava-se (na FPF, arbitragem), com dirigentes e árbitros de todas as 'cores'. Actualmente, não. A FPF, Liga e CA estão completamente minadas por gente benfiquista. Se juntamos a isto a comunicação social, é aterrador. Em Roma, sê romano. Os velhos tempos do cavalheirismo no desporto (em Portugal) já lá vai...

Obrigado pelo comentário! SL

Anónimo disse...

O PH como jogador foi medíocre e como comentador é mau. Um comentador, mesmo com azia, não diz as vulgaridades que ele diz. Nada me diz que João Aroso seja sportinguista, bem pelo contrário. A postura de uma grande parte dos comentadores e opinadores "sportinguistas" é a de querendo parecer isentos, racionais e com fair-play, acabam por cuidar mais da sua pessoa, que dos interesses do Sporting e até da verdade desportiva. Infelizmente é assim, salvo algumas excepções. É a falta de militância a que se refere BdC, mas também, em certos casos, é fraqueza e falta de coragem para lutar e denunciar a mentira desportiva! Saudações Leoninas.

Cantinho do Morais disse...

Captomente,

delicia-te. A partir do 1.50 é só um retrato do que era ir às Antas.

https://www.youtube.com/watch?v=T7sDwZ1a4Og

SL

Captomente disse...

Foda-se... lembrava-me de um Porto-Sporting que tínhamos perdido com "golos do Doriva" mas não me lembrava nada da arbitragem. A 'falta' que dá origem ao 1º golo, o último lance entre Aloísio e Simão (faz lembrar uma entrada do Luisão ao Liedson, na Luz, que resultou num... amarelo). Incrível. Sabia que VP tinha sido mau mas não tãoo mau.

SL

Cantinho do Morais disse...

sim, a falta do 1º livre é algo que quase fazia corar o jogador de hóquei do slb.
um jogador faz aquilo porque sabe que lhe vão marcar falta.
e no lance do Aloisio, ele ainda ajeita a bola com a mão.
os anos 80 e 90 nas Antas eram um espectáculo... até dava para ter o Rui Correia como GK que era vitória certa.
um pouco à imagem do que se sucede hoje mais a sul. Podes jogar com Eliseu, Almeida, Horta, e ser treinado por uma alforreca, que a vitória não te foge.

SL

Captomente disse...

Yep. É o 'sistema 2.0', com 'corrupção' legalizada, pois os pagamentos aos árbitros já não vêm de fora, através de 'cafés' e 'fruta com leite' mas sim com as notas e classificações, que dão acesso a mais jogos, maiores salários...

SL

Anónimo disse...

Nesse altura o nosso treinador disse que sabia como ganhar ao Porto. O que o Mirko não contava era com arbitragem com sentido único.