3 de janeiro de 2017

Militar

O último grande tema de conversa lançado por Bruno de Carvalho no seio dos Sportinguistas é, precisamente, a falta de militância destes. BdC referia-se, concretamente, à falta de coragem de Sportinguistas em posições de relevo social (empresários, presidentes câmara, deputados, jornalistas, etc) assumirem-se como tal e ajudarem o Sporting em ocasiões em que essa "militância" seja necessária. BdC tem toda a razão. Ao tempo que isso é evidente e ao tempo que falo nisso. Vivemos num #EstadoLampiânico, seja na economia, no jornalismo, na justiça, em todo o lado... O peso específico do Sporting, fora dos relvados de futebol, é pouco mais que zero.  Como é que se mede o #EstadoLampiânico? Mede-se por cada camisola vestida por um pai de família às compras num domingo de manhã no hipermercado, por cada blog com "Benfica" no nome ou por cada cantiga infantil "avermelhada" que é cantada num qualquer jardim de infância português. Ou por cada perdão fiscal dado ao Benfica ou por cada árbitro nacional assumidamente benfiquista... Perceberam a ideia. Eles são muitos e estão em todo o lado.

O Sportinguista é o mais militante dos adeptos portugueses... ao fim de semana. Durante a semana, a militância doença pertence aos lampiões. Duas palavras: Pedro Guerra.

Como disse, concordo completamente com BdC quando diz que há falta de "militância" nos Sportinguistas. Voltou a dizê-lo ontem e hoje, na entrevista que deu ao Record. Nessa longa entrevista, BdC foi mais longe e disse quem são os Sportinguistas que mais falta de "militância" a demonstrar actualmente: os jogadores. Quando escrevi um post a denunciar aquilo que eu achava que era uma falta de "vontade de ganhar" dos jogadores do Sporting, comparado com aquilo que se vê em Porto e Benfica (jogar bem e melhor do que os outros nem sempre chega para vencer), estava longe de imaginar que o presidente do Sporting também acha o mesmo. Não acreditam? É ler a mensagem, nada subliminar, de BdC.



"(...) É lógico que não podemos retirar a responsabilidade dos jogadores. Estamos a falar de pessoas que ganham muito dinheiro e que têm de ser altamente profissionais."


"(...) Se o Sporting não tivesse tido o azar descomunal que teve na Polónia [pára de falar]... Bem... uma das músicas que mais gostei da Seleção portuguesa foi uma que era 'quero mais, quero mais'

"- Menos ais, menos ais. Queremos muito mais"...

Exatamente! Sempre gostei dessa música [Hino da Galp, 'Quero Mais', de 2004] e não quero ser eu a fazer isso no Sporting. O raciocínio tem de ser esse. Deixar a coisa do azar, do árbitro e afins. Temos de conseguir resultados. Ponto!"

"(...) Com o Jorge Jesus, os jogadores têm de estar muito bem preparados para mudar o que sabem e reaprenderem um pouco, isto tudo sem perderem as suas características individuais e criatividade. Têm de saber mudar o 'chip' (...) Mas o que eu gostava enquanto presidente do Sporting é que os adeptos continuem a acreditar naquilo que foi ouvido no final do mercado. Que, de facto, temos o melhor plantel dos últimos tempos."

"Está no lote dos atletas mais bem pagos do Sporting, por isso também não podemos olhar para o Adrien e pensar: 'Coitado, está a passar por uma situação terrífica'."






Obviamente, BdC nunca poderia vir a público dizer que os jogadores do Sporting são pouco "militantes" ou que é por causa deles que estamos a oito pontos do Benfica mas é evidente, pelo menos para mim, que BdC acha que sim. O que é bom, pois é sinal que não enfiámos a cabeça na areia e que se percebe onde está o Sporting a falhar. Os jogadores do Sporting têm de ser os primeiros a "militar" e a sensação com que eu fico, por vezes, é que não se fez tudo o que estava ao seu alcance para ganhar - e não me refiro exclusivamente ao que fazem dentro de campo. Por exemplo, faz algum sentido que tenha de ser Bas Dost a vir falar dos árbitros? Atenção, acho muito bem que o diga mas não pode ser só ele... Que peso teria se um dos 3 campeões europeus do Sporting desse uma longa entrevista a meio de comunicação social "peso-pesado" (A BOLA, Record, RTP, SIC, por ex) e mencionasse que se sente descriminado pelos árbitros portugueses ou que, pelo menos, não percebia a diferença de tratamento disciplinar, em relação a outros clubes? Uma coisa é dizer numa flash-interview que fomos prejudicados num jogo; outra é, a meio da semana, apontar o dedo ao #EstadoLampiânico. Podia explicar aos portugueses o que sentiu quando foi expulso em Alvalade na época passada, por exemplo.

Se Adrien ou outro qualquer jogador, por sua própria iniciativa, não sente vontade ou necessidade de o vir fazer, alguém do Sporting tinha obrigação de fazer entender aos jogadores quão importante é "militarem" em prol do Sporting, dentro e fora do campo. Não pode ser sempre o presidente a fazê-lo.*






*Tenho pena que JJ não se tenha também envolvido mais na denúncia do #EstadoLampiânico. Muita pena.

4 comentários:

Cantinho do Morais disse...

infelizmente todos os jogadores sabem que existe um #EstadoLampiânico.
Essa entidade faz com que os jogadores do SLB saibam que, se caírem, será falta (95% dos casos, excepto nos jogos com Grandes, descendo para 90%, ainda mais se for na Luz), faz com que eles saibam que dificilmente serão expulsos ou terão penaltis contra e faz com que saibam que os adversários rapidamente ficarão condicionados por amarelos e faltas inexistentes.
Pelo contrário, os jogadores do Sporting sabem que podem levar pau à vontade que o 1º amarelo será para eles. Sabem que qualquer deslize, lance polémico, será sempre contra eles. Não há falhas.
E é este mesmo #EstadoLampiânico que controla tudo, tudo mesmo. Uma revolta de um jogador português contra este poder (numa entrevista, como mencionas, por ex.), levará a editoriais contra o jogador, levando a que deixem de ser considerados e protegidos. Levará, não tenho dúvidas, à sua exclusão da selecção, de forma suava, até ao esquecimento.

Patrício, William e Adrien já perceberam que jamais serão campeões pelo Sporting (assim como JJ). Tinham uma de duas opções: ou lutam contra isso ou desistem.
Vendo esta época, sabemos bem qual foi a decisão de todos.

(e também por isso é que BdC está cada vez mais sozinho dentro do clube. E é óbvio que esta entrevista só nos vai prejudicar).

Captomente disse...

@Cantinho, infelizmente, creio que tens toda a razão, especialmente na parte dos jogadores do Sporting e o seu receio em enfrentar o "monstro". E isso é gravíssimo: se nem os próprios atletas estão dispostos a sacrificar o seu "status quo" em prol do Sporting como poderão fazê-lo meros adeptos, por melhores cargos que ocupem na sociedade? O exemplo tem vir sempre de cima...

SL!

Cantinho do Morais disse...

É isso mesmo.

Lourenço disse...

Espero que não tenham razao.

Mas se olhar para a aparência dos factos, é o que parece ser mais lógico e provável...

Os jogadores terão medo de apontar o dedo ao óbvio?
Medo de serem prejudicados?
Medo da seleção acabar para eles?
Medo de serem ostricizados fora do SCP?

Medo de afrontar o polvo do Mendes?

A verdade é que já há algum tempo me questiono. Foda-se os jogadores do SCP não vem e sentem o mesmo que eu? A dualidade critério, o campo inclinado, o EL!!???
Se sim, porque não falam?!