23 de junho de 2013

Bichinho

Antes de mais nada, de referir que estou a escrever isto meia-hora antes do 4º jogo dos Play-off de Futsal e, portanto, quero-me despachar. Se aparecerem erros gramaticais (primeira merda que o Vitto me avisou), paciência.

 Uma palavra ao Vitto Vendeta, mentor e a mente por trás do Cabelo do Aimar. Quando recebi um mail dele a convidar-me para escrever no seu blog, depois de alguns minutos “wtf?”, respondi-lhe “porque não?”. Assim foi, e, durante uns meses contribui com as minhas postas de pescada no Cabelo, até ao dia em que, muito naturalmente, informei o Vitto que o meu tempo no blog dele tinha chegado ao fim. Não porque me achasse bom demais para o Cabelo ou coisa que o valha, apenas sentia-me…- “mal” não é bem a palavra, talvez “desconfortável” seja a adequada…- Sim, sentia-me desconfortável no Cabelo a cada dia que passava. Talvez por o Cabelo ser um blog assumidamente benfiquista, talvez pela terrível época do Sporting, talvez pela brilhante (na altura…) época lampiã, não sei bem dizer. O que sei é que disse adeus ao Vitto e ao Cabelo e ficarei eternamente grato por me ter feito descobrir que, além dos vídeos que gosto de fazer e depois colocar no Youtube, também gosto de escrever. Mal, eu sei, mas gosto. Ou passei a gostar.

Se o "jornalismo" desportivo português fosse um jogador, seria o Evaldo.

 E gosto ainda mais quando é para desmascarar a merda que é o jornalismo desportivo português. Não sou um expert, não sou licenciado em Jornalismo ou algo parecido – Raios, não sou licenciado em nada! - , mas uma coisa tenho a certeza: o jornalismo desportivo, exceptuando algumas… excepções, passe a redundância, é mesmo uma merda. Ok, talvez o “jornalismo” desportivo espanhol seja um bocado pior mas logo a seguir vem o jornalismo português, disso não tenho dúvidas. Comparar o jornalismo (e jornalistas) do The Guardian (que não é um jornal exclusivamente desportivo!), por exemplo, ou do L’Équipe, ou mesmo da Gazzetta Dello Sport (por causa do Mourinho, consegui perceber italiano – true story), com o que somos diariamente confrontados pelo Record ou A BOLA, é a mesma coisa que querer comparar [inserir-aqui-uma-piada-qualquer-porque-eu-agora-não-me-lembro-de-nenhuma].

 O último exemplo aconteceu ontem ou na sexta-feira. Depois de um ilustre Sportinguista ter dado destaque a uma votação qualquer feita no site oficial(?) do Deportivo da Coruña , que tinha como objectivo eleger o melhor jogador do ano do Depor, onde Evaldo figurava como o grande vencedor, foi a vez de o Record e o ZeroZero terem também destacado tal votação. Epah, um gajo minimamente atento ao futebol e á Liga Espanhola, via logo que isso só podia ser uma brincadeira dos adeptos do Coruña! Uma votação troll, quem sabe combinada numa qualquer rede social ou fórum, e onde alguém teve a ideia de “Epah, e qual votarmos no Evaldo como melhor jogador do Depor?? - Brilhante!”, responderam os restantes adeptos.

 E assim foi. Tal como quando a Coreia do Norte venceu uma votação online há dois anos, quando se perguntava aos fãs do Justin Bieber por que países deveria passar a sua próxima tournée, os adeptos do Depor decidiram votar em massa no jogador que, em meados de Janeiro/Fevereiro, após rumores de que haveria uma cláusula no seu contrato que estipulava que por cada vez que não jogasse, o Sporting receberia uma quantia (10 mil euros?), deixou de figurar na equipa titular e não sei se mesmo na lista de convocados.

 Foi, como disse antes, uma votação troll. Mas mesmo assim, houve “jornalistas” desportivos portugueses que a levaram a sério. lol…

 Pronto, era só isto por agora. Não sei se vou alimentar o blog diariamente, semanalmente ou se este post é o último. Para já, ainda sinto o “bichinho” de blogger(?) e que, juntando ao meu estatuto natural de Sportinguista, faz com que me apeteça continuar a postar. Sempre em defesa do meu Sporting e contra quem vai jogar contra o meu Sporting. Mas nada de muito sério. A sério, só a gramática. ;)

 SL

Sem comentários: