23 de junho de 2013

Outro nível

Fomos campeões em Futsal e foi um título completamente merecido. Como seria, aliás, o título da época passada. Porém, apesar de todas as suas qualidades, Orlando Duarte nunca conseguiu fazer com que os jogadores do Sporting ultrapassassem aquela linha que separa um jogo de futsal de nível europeu (= espanhol) de outro de nível dum qualquer torneio de verão organizado por uma colectividade amadora no bairro de Xabregas.

Não vejo o Nuno Dias na foto, mas vejo o ENORME Zézito! 


Nuno Dias conseguiu pegar neste grupo de jogadores e fê-los entender que, para ganhar em Portugal, não se pode utilizar as tácticas do adversário. Se o fizéssemos (picardias, provocações, agressões, etc), eles ganhar-nos-iam sempre em experiência. Ao invés, Nuno Dias apenas se preocupou em que a sua equipa jogasse um futsal "puro", com trocas de bola, organização impecável e golos. Nada de extraordinário e bastante simples.

O suficiente para ganhar a uma equipa que conta com um "melhores pivots do mundo", como se pode comprovar esta tarde, na "quadra" do pavilhão da Luz. (Alex, entretanto tornado o melhor marcador de derbies de sempre, com 25 ou 26 golos, já nem sei bem, riu-se das palavras do Pedro Catita.)



Por fim, apenas relembrar as palavras de Bruno de Carvalho, em resposta ao preocupadíssimo Gonçalo Ventura, repórter da RTP1, perante os iminentes cortes no futsal do Sporting: "Todos os clubes irão fazer cortes. A diferença é que o Sporting é o campeão."

E convém não esquecer que, aparentemente, o orçamento do Benfica para esta época já era bastante superior ao do Sporting.

E no entanto, fomos campeões. What, me worry?



Sem comentários: