27 de junho de 2013

Caminho das Estrelas

A última vez que foi campeão, foi em 2002*. A partir daí, sucessivos treinadores passaram pelos comandos da equipa e diferentes métodos de trabalho, organização e prospecção foram implementados mas todos com o mesmo resultado: o insucesso.

Finalmente, em 2013, a equipa parece ter um rumo e um desejo muito claro: todos a rumarem para o mesmo lado, esquecendo os egos pessoais e a defenderem um único objectivo: o símbolo que trazem ao peito na camisola. 

Pelo meio, surgiram dirigentes metidos em esquemas pouco claros, alegações de corrupção e negócios milionários e obscuros** e que ainda hoje estão por esclarecer devidamente.

No plano desportivo, apareceram treinadores que, ora apostaram nos jogadores “nacionais”, ora apostavam nos “estrangeiros***. Tudo em vão. Nunca houve uma verdadeira “equipa” e houve sempre apenas um grupo de bons jogadores e que nunca conseguiram alcançar o que aquele grupo de 2002 conseguiu pela última vez: serem campeões.

Apesar das promessas de novo título antes do início da mais importante competição, a verdade é que, a meio da prova, a equipa soçobrou constantemente e o degrau mais desejado da "escalada" ficou sempre por atingir: a taça de campeão.

Para piorar a situação, viram emergir, mais a norte****, uma outra equipa que tem  vencido os últimos títulos e cuja hegemonia parecer ser difícil de contestar. Porém…

Eis que em 2013, como disse antes, o panorama alterou-se e surge uma esperança renovada na equipa e os seus líderes, e que, pelo menos, faz sonhar os adeptos e fá-los acreditar de que o título esteja mais perto do que esteve nos últimos anos.

A norte, o líder***** da equipa dominante não vai para velho e, mais a sul, o surgimento de um novo presidente e novo treinador, ajudados por um ex-treinador****** campeão, fez ressurgir a esperança de que talvez seja possível destronar o actual campeão e a sua hegemonia, liderados em campo por uma das maiores promessas******* do futebol mundial.



Sim, acho que vai ser o Brasil/Sporting a conseguir destronar a velha Espanha/Porto.


Luís Félix, um Sportinguista no Brasil - Uruguai!














* Coreia do Sul/Japão // Título do Jardel e João Pinto
** Negócios da CBF e Nike, FIFA, Havelange, etc //  negócios "roquettistas"
*** Jogadores que actuam fora do campeonato brasileiro // Contratações do Carlos Freitas
**** Espanha // Porto
***** Xavi // Pinto da Costa
****** Carlos Alberto Parreira, campeão em 1994 // Augusto Inácio, campeão em 2000
******* Neymar // Bruma



Sem comentários: