26 de junho de 2013

Se parece bom, se calhar é porque é

Tentar perceber junto dos meios Sportinguistas (blogs, comentadores, etc) se a reestruturação anunciada por Bruno de Carvalho é boa ou má para o Sporting, é como tentar perceber junto dos Benfiquistas se a renovação de Jorge Jesus foi boa ou má para o Benfica. Metade dirá que sim, a outra metade dirá que não. 

Não percebo nada de VMOC’s, percentagens de jogadores, SAD’s ou de capital angolano. O que sei é que o Sporting está na merda – financeira, património e desportivamente falando – e que a culpa não foi do actual presidente do Sporting. Desde os anos 90 que perdemos sócios, património, pista de atletismo (a nossa modalidade mais emblemática, a seguir ao futebol), pavilhão, modalidades e sócios. Apenas a paixão pelo Sporting se manteve igual nos sócios e adeptos Sportinguistas. Tudo o resto definhou.

Como disse, tentar perceber se a reestruturação é boa ou má junto dos Sportinguistas é difícil, pois a opinião difere se quem a emite é um “roquettista” ou um “brunista” (ainda não consigo distinguir verdadeiros blogs “Sportinguistas”). A mim, que sou um leigo na matéria, parece-me o seguinte: atendendo ao que ouvi nos meses que antecederam as eleições de Março – no dia a seguir às eleições será o caos; os jogadores vão sair em debandada, rescindindo alegando salários em atraso; os credores vão “cair” em cima do Sporting; os bancos vão fechar a “torneira” – este acordo não é bom, é excelente!

Basicamente, prolonga-se a dívida bancária por mais umas dezenas de anos, dá-se o estádio como garantia aos bancos (lol), reduz-se o passivo em algumas dezenas de milhões, aceita-se que entrem 2 administradores “forasteiros” (sempre em minoria) e ainda se recuperam passes de jogadores. Repito, atendendo ao que vinha ouvindo há alguns meses, nunca esperaria que Bruno de Carvalho conseguisse um acordo tão benevolente por parte dos bancos.



E quando ouvi ontem o ilustre economista (e benfiquista...) Bagão Félix n’A BOLA TV, algo espantado e, quiçá, com alguma azia, a admitir que não esperava tanta benevolência por parte dos bancos neste plano de reestruturação do Sporting e que, quando, eventualmente, o seu clube necessitasse de algo semelhante para si, desejava que os bancos também demonstrassem a mesma simpatia para com o Benfica, aí sim, tive a certeza de que esta restruturação é, de facto, boa.

Nem precisei de ler esta outra opinião de outro benfiquista para chegar a esta conclusão. Sim, opinião benfiquista, porque neste momento ainda não consigo alcançar a “bondade” das mil e uma opiniões Sportinguistas que pululam por aí nessa net fora. Talvez daqui a uns meses, quando a bola começar a rolar, o consiga fazer. Até lá, prefiro ouvir o que vão dizendo os “inimigos” assumidos.


Sem comentários: