23 de julho de 2013

Querem que meta um lacinho?

Já todos nós sabíamos da apetência lampiã para alterar datas e factos históricos como, por exemplo, coisas tão banais como a data de fundação do clube e isso. Agora também já sabemos que querem alterar palmarés. Deles e dos outros clubes. É que, caso ainda não tenham percebido, está em curso um novo movimento revisionista vermelho. E que até me faz sorrir, pois gosto de ver os meus rivais a fazer birras. :)

Ora bem, se tivesse de apostar, diria que tudo surgiu aqui, neste blog lampião gerido por um doente (e digo-o no verdadeiro sentido “médico” da palavra…) benfiquista e colaborador do novo museu do clube, de onde tem surgido uns posts ultimamente dizendo que, afinal, as contas da Taça de Honra estão erradas. O Sporting não teria 29 ou 30 Taças ganhas (teria 12) e o benfica é que teria o maior número de taças, 18, mesmo que a AFL diga outra coisa. (Não percebi bem a teoria, mas confesso que também não fiz por isso...) 

E pronto, hoje n’A BOLA já temos, o nada suspeito, Fernando Guerra, na sua habitual coluna de opinião onde, a meio das suas rotineiras críticas a Jesus, lê-se, a propósito do tal revisionismo das contas da Taça de Honra, o seguinte: "As dúvidas foram-me suscitadas pelo companheiro e amigo Manuel Arons de Carvalho, homem do atletismo e... das estatísticas.(...) Nas contas dele, esta foi a 37ª edição (Benfica 18, Sporting, 12,(...)"

No site/blog “Conversas da Bola” (outro site aparentemente imparcial, mas que se nota claramente que é lampião), já tinha reparado que há um tal de Arons de Carvalho que costuma escrever no jornal oficial do benfica. Não, não é n’A BOLA, é mesmo no jornal “O Benfica”. Será o mesmo Arons, amigo de Guerra? 

Para terminar, temos mesmo na capa d’hoje do Record, um destaque a essas novas contas, e lá dentro, um artigo de outro jornalista reputadíssimo - inserir aqui o vídeo de Mourinho que quando era treinador do Inter, acusou certos jornalistas da capital de praticaram "Prostituizone Intelectualle" -  e, claro, vermelho de coração, Rui Dias, onde teoriza a fundo a tese do doente do blog que falei antes e diz que, afinal, o Sporting só tem 12 Taças de Honra e o Benfica, 18.

Não sou expert na matéria nem, admito,  perdi tempo a tentar perceber esta revisão da história que, em 2013, alguns iluminados descobriram que estaria errada.

Mas, parece-me que a Taça de Honra, quando surgiu em 1914, era jogada nuns certos moldes, depois esteve parada e quando surgiu, foi “agregada” a outra competição (Campeonato de Lisboa), com novos moldes e nova designação, “Torneio de Taça de Honra”. Para os revisionistas, esta nova competição não é a Taça de Honra e, portanto, só devem ser contabilizados os títulos ganhos quando era jogada nos moldes anteriores (e actuais). Parece que é essa a teoria.

Portanto, presumo que para estes mesmos revisionistas, o Porto, por exemplo, não tem no seu currículo 2 Taças UEFA. Tem uma Taça UEFA, ganha em 2003, (na altura sem fase de grupos e apenas com jogos de eliminatórias) e tem uma Liga Europa, ganha em 2011 (com fase de grupos, jornadas duplas e eliminatórias apenas na fase final da competição).

Vou meter este laço na "Taça" e oferecer ao 1º lampião que encontrar!



É isto, não é? Epah, se for, fiquem lá com a Taça, pah! Querem que meta um lacinho?

Sem comentários: