5 de julho de 2013

Tabus

Ia escrever que, espero que Bruno de Carvalho, o Sporting, faça ao Bruma aquilo que já fez a outros jogadores em casos semelhantes e que é o que a grande maioria dos adeptos pede: que o meta a dar voltas ao campo durante a próxima época toda.

 Mas depois lembrei-me que nunca o Sporting fez isso a um jogador vindo da formação e que quisesse sair à força do Sporting e não quisesse renovar. Aliás, lembro-me de uma caso, do Caneira, e esse foi já no ocaso da sua carreira e foi porque o Sporting queria livrar-se dele e não o contrário, por isso não conta.

Bruno de Carvalho, no seu curto mandato, já quebrou alguns tabus que persistiam na psique dos Sportinguistas há anos – desde logo a própria vitória nas eleições, derrubando o candidato “croquete”- e que nem o adepto mais optimista julgava ser possível serem quebrados tão rapidamente. Falo no braço-de-ferro com os bancos e com a eterna ideia de que os bancos é que mandavam no Sporting (ok, continuam a mandar mas não impõem como impunham anteriormente), na anunciada auditoria de gestão, na aproximação directiva com os sócios realmente verdadeira e honesta, e não uma “aproximaçãozinha” onde-fingimos-que-somos-todos-iguais-mas-na-verdade-é-só-para-ver-se-compras-a-gamebox-no-princípio-da-época e, a cereja no topo do bolo, o fim da bizarria que era termos as 4 claques separadas no estádio e finalmente juntando-as na mítica curva sul e onde, na próxima época, teremos oportunidade de recriar, quinzenalmente, o ambiente vulcânico do Sporting 5-3 benfica de há uns anos, naquela eliminatória inesquecível da Taça de Portugal .

Estava eu a dizer que Bruno de Carvalho, o Sporting, tem aqui uma oportunidade única de quebrar outro tabu, outro mito que vem persistindo, não só na mente dos Sportinguistas e dos seus jovens jogadores, mas em todo o espectro desportivo português e mesmo mundial: de que o Sporting é um clube de bananas. 

Está na hora de, finalmente, vermos um jogador formado por nós e que se porta mal, ser castigado. Encostá-lo no canto da sala e meter-lhe um chapéu de burro na cabeça e obrigá-lo a escrever 1000 vezes no quadro "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória: Eis o Sporting".

Se Bruno de Carvalho quebrar este tabu, tenho a certeza que, possivelmente perderemos um excelente jogador, mas ganharemos o futuro dum Sporting ganhador.

E para quem, já viu no passado perder Futre, Figo, Simão, Cristiano e Moutinho, e cujas saídas nunca chorei, não será agora o Bruma que me fará verter lágrimas.


Quero que o Bruma se foda. E o Bebiano. E o Zahavi.


Bebiano Gomes, o tipo que levou o Cá e o Ié para o Barcelona B. Oh yeah!

2 comentários:

Miguel disse...

"Quero que o Bruma se foda. E o Bebiano. E o Zahavi."

O Sporting acima de tudo!

Captomente disse...

Eh! O "meu" primeiro comentário. Obrigado, pah!

Sim, o Sporting somos nós, não Bebianos, Futres, Brumas ou Figos!

SL