25 de abril de 2014

A formação do Sporting em destaque na Sportv brasileira



Após Figo e CR7, Sporting sonha em 


revelar outros melhores do mundo


Clube português investe na base, com estrutura que inclui seis campos de futebol, e acredita que formação pesa para que jogadores cheguem ao topo









Por Lisboa
9 comentários

Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Kaká. Todos já ganharam o prêmio de melhor do mundo, mas nenhum deles começou a carreira no mesmo time. Apesar do domínio brasileiro, não é do "país do futebol" o único clube a se orgulhar de ter revelado dois jogadores que ganharam o prêmio. Essa marca pertence ao Sporting, de Portugal, onde Cristiano Ronaldo e Figo iniciaram a carreira. E o clube de Lisboa não quer parar por aí. Os portugueses acreditam que a estrutura da sua base contribuiu para que os dois ídolos lusos chegassem ao topo e sonham em revelar novos craques (assista ao vídeo).
Na Academia Sporting, as fotos dos vencedores ainda meninos estão expostas nos murais e inspiram a nova geração. Figo, que se aposentou em 2009, levou o prêmio em 2001, quando vestia a camisa do Real Madrid. Cristiano conquistou o prêmio duas vezes: em 2008, quando defendia o Manchester United, e no ano passado, também com o clube merengue. Quem conhece o trabalho do Sporting  diz que a estrutura é determinante para o sucesso da equipe portuguesa quando o assunto é a formação de craques.
- Claro que não é à toa que formamos os melhores. Para isso que trabalhamos todos os dias, para sermos os melhores. O apoio diário que temos, as condições todas, não nos falta nada, acho que é essencialmente isso, a aposta na formação - disse o meia Francisco Gerardes, meia do time sub-20 do Sporting.
Cristiano Ronaldo; Sporting (Foto: Reprodução SporTV)Cristiano Ronaldo é figura fácil nos murais espalhados pelo clube português (Foto: Reprodução SporTV)
Coordenador de recrutamento do clube, Aurélio Pereira também acredita que a estrutura da base conta muito para tranformar um craque em um profissional de sucesso.
- As condições que tiveram são fundamentais para terem sucesso - considerou.
Coordenador de recrutamento do clube, Aurélio Pereira (Foto: Reprodução SporTV)Olheiro  Aurélio Pereira considera estrutura
fundamental (Foto: Reprodução SporTV)
Com mais de 40 anos dedicados ao esporte, o olheiro admite que alguns "candidatos" são mais fáceis de identificar. Como Cristiano Ronaldo, por exemplo, que chegou ao clube ainda criança.
- Ele veio com 11 anos. Chegou aqui numa missão extremamente difícil. Estava ali e vi o que todos viram. Não era também muito difícil - contou.
Com um espaço de 250 mil metros quadrados e estrutura que inclui seis campos de futebol, refeitório, alojamento e um centro de recuperação física, o clube se orgulha por dar todas as condições aos futuros jogadores e poder contar com a base para formar o time profissional. Segundo colocado no Campeonato Português, o time conta com vários destaques vindos do centro de treinamento do clube, como William Carvalho, Carlos Mané e Adrien.
Além de ser o único a revelar dois melhores do mundo, o Sporting também chama atenção por abastecer o "mercado": 15% dos atletas da primeira divisão portuguesa saíram do clube. Na última Eurocopa, a escola do Sporting tinha 10 representantes, número que superou até mesmo o Barcelona. O desejo é continuar sendo referência e ver outros pequenos craques se tranformarem em grandes nomes do futebol português e mundial.


http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2014/04/apos-figo-e-cr7-sporting-sonha-em-revelar-mais-melhores-do-mundo.html

2 comentários:

Anónimo disse...

É aqui que se vê quem é a melhor formação em Portugal. Não basta gritar aos quatro ventos, que nós somos melhores.

Anónimo disse...

Ó Manel, anda cá ver isto!!!