21 de abril de 2014

O Marquês é do Sporting!

Já sabia que o Benfica seria campeão há meses mas o momento da sua concretização custa sempre a engolir. Será um campeão justo (não os são todos?) mas fica um amargo de boca devido a alguns empates do Sporting e que, caso tivéssemos ganho esses jogos, talvez o Porto-Benfica da última jornada voltasse a ser tão decisivo como o da época passada o foi...


A festa dos lamps. É um misto de "wtf?" com "lol...". Nos anos 70, quando o Atlético de Madrid foi campeão algumas vezes, os adeptos "rojiblancos" dirigiam-se para a famosa Praça Cibeles para comemorar junto à estátua no centro da Praça, a Fonte de Cibeles, onde se vê a Deusa Cibele, sentada num coche e este a ser puxado por... dois leões.


Dois leões, pois claro.


A partir daí, os adeptos do Real Madrid começaram a festejar as façanhas da famosa equipa dos aos 80, a "Quinta del Buitre", também na Praça Cibeles. Mas os adeptos "rojiblancos" continuavam a lá ir comemorar quando ganhavam algum título.


Com uma seca de títulos durante alguns anos, quando o Atlético de Madrid, em 1991, chegou à final da Taça do Rei desse ano, contra o Maiorca, os adeptos do Atlético declararam publicamente que "no tienen intención de ir a Cibeles si su equipo gana la Copa, ya que sus aguas ‘están infectadas después de que durante 5 años seguidos los madridistas hayan estado bañándose en ellas’" e decidem que, a partir de agora, comemorariam os títulos junto à Fonte de Neptuno, a poucos metros da Praça Cibeles.

E pronto, no ano seguinte, quando Paulo Futre ergueu a Taça do Rei no campo do Real Madrid, os adeptos "rojiblancos" encheram a Fonte de Neptuno e deixaram de ir para a Praça Cibeles. De notar que, até então, os jogadores dos clubes vencedores não tinham o hábito de ir ter com os adeptos à Praça/Fonte.


94/95, Real de Madrid campeão e 12.000 mil adeptos "blancos" invadem a Cibeles. Ainda sem jogadores.
95/96, Atlético de Madrid campeão e vencedor da Taça do Rei, e 40.000 adeptos invadem Neptuno. Pela primeira vez, o autocarro com os jogadores desloca-se ao local de modo a comemorarem o título junto com os adeptos.
96/97, Real campeão e 50.000 adeptos deslocam-se para uma Praça Cibeles completamente protegida e controlada previamente, de modo a que o autocarro com os jogadores chegue ao local sem problemas.


Diz o autor do texto de onde retirei as informações acima dadas:

"¿Por qué se pasa en dos años de ir 12.000 madridistas a Cibeles a ir más de 50.000? ¿Tenían razón los radicales rojiblancos en que sus vecinos les copiaban todo? El caso es que esa temporada fue el final de estas celebraciones espontáneas. El aumento de público en estas celebraciones, gracias al bombo que los medios de comunicación le fueron dando, acabó con la magia que había en ellas a cambio de organización, artificialidad y asistencia masiva."

E ainda diz mais:

"Se ha perdido cualquier celebración natural, alegre, simpática y espontánea, y la marcha a Cibeles (a Neptuno por razones obvias no lo menciono) se ha convertido en cita obligada y artificial. Muchos periodistas dan a entender que son tradiciones casi centenarias, desconociendo la verdadera historia, y por ende, mantienen engañado al aficionado que cree estar obligado a pasar horas y horas restregando su sudor contra miles de colegas de equipo, para ver durante breves momentos a 100 metros de distancia a sus ídolos. Ya no hay equipos que no dispongan de ‘su fuente’ para celebrar títulos."

Para terminar com:

"No quiero transmitir una moraleja errónea. No llamo tontos a los que van a Cibeles, Neptuno o como quiera que se llame la fuente de su pueblo, válgame Dios. Lo que quiero es que cuando uno vaya allí, que conozca la historia, que sepa cómo empezó todo, y que cuando le diga un periodista que la Cibeles es el monumento donde tradicionalmente los madridistas festejaron sus logros, que sepa que está oyendo a un ignorante en la materia, y que antes de que se dijeran estas tonterías, el aficionado lo celebraba dónde, cuándo y como le daba la gana. Para saber a dónde vamos hay que saber de dónde venimos."


Lembra-vos de alguma coisa?



Falta de originalidade, patrocinado pelo MEO/Sagres, em 2014.


Não dá p'ra ver bem, mas o capitão do Sporting, Iordanov, colocou um cachecol do clube no Marquês, em 2000.


Quero terminar dizendo que não quero que comecemos a comemorar os nossos títulos noutro sítio qualquer, pois o Marquês está "infestado" ou algo do tipo. Não, o Marquês é nosso, foi lá que tudo começou, em 2000, inclusive com um tal de Iordanov, às 5h da manhã a colocar um cachecol do Sporting no Leão da estátua, e portanto, temos de o reaver. Que nos gostam de imitar? Claro, não é novidade nenhuma, o próprio Benfica de Cosme Damião foi criado com o Sporting a ser utilizado com modelo e olhado com reverência, por isso, até podemos olhar para a "praga de gafanhotos" de ontem no Marquês como um elogio ao Sporting e aos Sportinguistas.



O Marquês é do Sporting!



Mas como estava a dizer, o Marquês é nosso, foi construído por dois ex-jogadores do Sporting e um deles até era sócio do clube, e como tal, para o reavermos, só há uma hipótese: sermos Campeões.








20 comentários:

RP disse...

Temos que vencer a próxima batalha, leia-se o próximo campeonato. Não vai ser fácil,mas temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, mesmo com menos "armas" e menos "soldados", temos que acreditar. E embora ainda faltem algumas jornadas para confirmar, quem diria no inicio da temporada que o Liverpool e o Atlético de Madrid, podem ser os futuros campeões de Inglaterra e de Espanha. é olhar para estes exemplos e acreditar que é possivel. E olha que considero um feito mais notável, esses 2 clube ganharem os campeonatos deles, do que nós sermos superiores a porto e benfica.SL

M. disse...

Muito bom capto, Serviço Público de qualidade!:)

Captomente disse...

@RP Se os lamps ganharem o próximo campeonato dispararão por aí fora e será difícil de os apanhar... Esta é a época decisiva, do agora ou nunca. Se mantivermos a maior parte dos jogadores, com a experiência já adquirida, talvez tenhamos algumas hipóteses.

@M. Gracias! :)

SL

Unknown disse...

É-me indiferente onde os Benfiquistas festejam. Quero mesmo é que festejem. Não é destas pequenas coisas que o Benfica deve viver.

Anónimo disse...

O argumento de que foi um sportinguista a arquitectar a estátua pode ser aplicado ao estádio de alvalade?

Teria a sua piada :)

Anónimo disse...

o benfica foi criado com base no sporting, ora o benfica foi criado em 1904 o sporting em 1906 o sporting rouba jogadores ao benfica em 1907 no entanto o benfica e que foi criado com base no sporting ... a estatua de facto tem um leao, a ser domado! ... a estatua de facto foi construida por sportinguistas? esse deve ser o argumento mais estupido alguma vez usado ... o iordanov meteu um cachecol nos metemos uma camisola, quem afirma que é uma cópia deve andar com cachecois em vez de camisolas, a diferença é clara! copiamos? voces meteram 500.000 pessoas no marquês?! lol

Tiago disse...

Anónimo, o benfica foi criado em 1908. O resto são mentiras da propaganda lampiã.
Já nem vou falar dos 500.000 porque... enfim... até tenho vergonha de viver num país com gente que acredita em coisas dessas. 500.000, só se fossem dentes e mesmo assim...

Anónimo disse...

então o benfica foi criado em 1908 mas o primeiro derbi é em 1907?! http://2.bp.blogspot.com/_OYcu5fLaxHc/TAQc9ceyHiI/AAAAAAAACE8/1sJPFXYbt6k/s1600/MARQUES+1.jpg aqui tava 1 milhão de sportinguistas, até arrepia!

Anónimo disse...

então o benfica foi criado em 1908 mas o primeiro derbi é em 1907?! http://2.bp.blogspot.com/_OYcu5fLaxHc/TAQc9ceyHiI/AAAAAAAACE8/1sJPFXYbt6k/s1600/MARQUES+1.jpg aqui tava 1 milhão de sportinguistas, até arrepia!

David Duarte disse...

hehehehehehehehehe. Sempre um momento de boa disposição.

1. Com que então o Benfica foi criado com base no Sporting? Meu caro Capto, o Benfica foi criado com base no Sport Lisboa fundado em 1904. Não é propaganda, é reconhecimento da historia (que alias està bem explicita na farmàcia Franco na pedra onde se pode ler "Aqui foi fundado o Sport Lisboa e Benfica em 28/02/1904 (data do Sport Lisboa)"

2. Então o Marquês é vosso? Também é engraçado! Apenas porque foram sportinguistas a construi-lo? Olha, então metam o titulo de 2013/2014 no vosso palmarés visto ter sido um sportinguista a conquistà-lo com o Benfica. Como dizes muito bem na tua ultima frase, o Marquês é de quem tem motivos para festejo, ou seja de quem é campeão. Este ano foi o Benfica. Quando for o Sporting com toda a certeza e com todo o direito là estarão vocês.

Abraço! Spectrum rules!

Tiago disse...

David,

Ora bem, "o Benfica foi criado com base no Sport Lisboa fundado em 1904" - portanto o Benfica foi criado tendo como modelo um clube que foi (segundo vocês) criado ao mesmo tempo? Ou seja, cria-se 1 clube e passados 2 minutos, cria-se outro tendo esse como modelo? Faz sentido...
Há por aí muita literatura verdadeira, mas vocês acreditem na propaganda lampiã que quiserem. O Sport Lisboa foi criado em 1904, o Grupo Sport Benfica foi criado em 1906. O Sport Lisboa e Benfica nasceu em 1908 da fusão dos 2 clubes anteriores. Porque é que decidiram adoptar a data do mais antigo? Porque são mentirosos como os corruptos do norte que há uns tempos atrás decidiram inventar que nasceram em 1893.

Os primeiros festejos de um campeonato tendo como palco o Marquês foram os do Sporting em 2000. E o Marquês nem foi o palco principal, mas às 5 da manhã dessa noite, o grande Iordanov foi lá acima colocar um cachecol do Sporting no leão. Como é normal na lampionagem, encheram-se de inveja e passaram também a ir para o Marquês festejar os campeonatos a partir daí. E como é normal na lampionagem, não ligam a factos, só ligam à propaganda lampiã e juram a pés juntos que desde sempre que festejam os campeonatos no Marquês.

David Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David Duarte disse...

"Ora bem, "o Benfica foi criado com base no Sport Lisboa fundado em 1904" - portanto o Benfica foi criado tendo como modelo um clube que foi (segundo vocês) criado ao mesmo tempo? Ou seja, cria-se 1 clube e passados 2 minutos, cria-se outro tendo esse como modelo? Faz sentido..."

Deduziste isso do que eu disse? Sim sou um ganda burro e engulo a merda que querem que eu engula.

"Há por aí muita literatura verdadeira, mas vocês acreditem na propaganda lampiã que quiserem. O Sport Lisboa foi criado em 1904, o Grupo Sport Benfica foi criado em 1906. O Sport Lisboa e Benfica nasceu em 1908 da fusão dos 2 clubes anteriores."

uff, muito obrigado. Felizmente hà boas almas como a tua que ensinam a historia a burros como eu!

"Porque é que decidiram adoptar a data do mais antigo? Porque são mentirosos como os corruptos do norte que há uns tempos atrás decidiram inventar que nasceram em 1893."

Jà aqui, posso eu ensinar-te eu qualquer coisinha. A fusão de 1908 não foi verdadeiramente uma fusão mas a absorção do GSB pelo Sport Lisboa. E porquê absorção? Por uma razão muito simples : porque foi toda a estrutura do Sport Lisboa que se manteve tendo sido por esta razão que a data escolhida como fundação foi não a do GSB de 1906 nem a da "fusão" de 1908, mas a da fundação do clube cuja estrutura manteve-se, ou seja 1904.

Tiago, não te armes em carapau de corrida com o teu conhecimento wikipedesco. Apenas mostras ignorância e mà-fé.

P.S.: Mentirosos como os corruptos do norte? Porquê?! Porque nos apoiamos exclusivamente num artigo de jornal para dizer que o Benfica foi fundado em 1904?! Como ficou aqui demonstrado, vai muito além disso... Alias, quem se deve ter sentido ofendido com essa dos mentirosos deve ter sido aqui o captomente. Afinal foi ele que utilizou a estratégia corrupta e andou a publicitar um artigo de jornal para afirmar que o Benfica nasceu em 1906...

Captomente disse...

Eish. Que é que se passa?! Além do Marquês, também vêm festejar p'ráqui?

Vou ter de quebrar o acordo tácito que tinha comigo mesmo: o de responder a cada comentário que fizessem aqui.

Mantenho o que escrevi no blog todo.


Desenmerdem-se.

David Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Patão disse...

Seja como for, o Sporting dos 3 grandes, é o único que não tem datas e sub-datas de criação e nem mudou de nome. Nem sequer apoderou-se duma data dum clube extinto com o nome do FCP, que alguem reparou num venho jornal que forrava um qualquer caixote de lixo tripeiro.Mas pronto..Esses são profissionais na corrupção!!!

Anónimo disse...

Deviam ter feito como o bando do macaco na Av.dos Aliados, ocupavam o Marquês e arreavam em cada benfiquista que lá tentasse comemorar.

Unknown disse...

os lagartos são uns infelizes !!!!

Captomente disse...

Olha, o irmão do David!


@Nuno Patão, essa é que é essa.

David Duarte disse...

oi?!?