25 de fevereiro de 2014

Apito Mata-Ratos

Ontem, ao ver o Dia Seguinte, como costumo fazer sempre, subitamente, depois de ter assistido à teatral não-saída dos jogadores do Porto no dia anterior, quando ouvi o Rui Oliveira e Costa, ao dissertar sobre a crise no seu clube do coração, o Porto, falar sobre qualquer coisa que o António Oliveira teria dito na noite anterior, no programa Play-Off, senti um "click" e que me fez alcançar a real dimensão do que se está a passar no Dragão. Fui rever o programa de domingo à noite e registei algumas das frases mais "fortes" do António Oliveira:

- "E os clubes, não só os clubes, como até algumas infraestruturas desportivas neste momento, estão a começar a perder o respeito ao Futebol Clube do Porto. Eu diria até que, nalguns casos, até abusivamente, com falta de respeito. (...) As Federações, as Ligas, os Conselhos de Disciplina"

- "Eu sei o que estou a dizer e tenho legitimidade para o dizer e, para o fazer, muito mais ainda."

- "O que é que me parece que está aqui? Estamos perante um quadro (...) Não é uma cabala, há aqui uma orquestração enorme, de algumas estruturas do futebol português, para derrubar o Futebol Clube do Porto."

- "Eu sei o que estou a dizer (...) Algumas infraestruturas do futebol português - e não queria, repare, não queria, sequer, mencionar nem colocar nenhum aspecto político em redor desta questão, que até podia fazer mas não vou fazê-lo"

- "Como é que, por exemplo, num programa aqui, a semana passada, alguém* dum clube com responsabilidade, tem a 'certeza absoluta' que vai ganhar ali (sic) e atreve-se a dizer 'mas é a última vitória'?"

* (Acho que aqui o António Oliveira se estava a referir ao Rui Oliveira e Costa, infame adepto do Sporting e que, apesar das patetices que vai dizendo semanalmente, é uma personagem um pouco tenebrosa... Já li algures que o gajo é maçon e como tal, com acesso privilegiado a informação sensível dos meandros da vida política, social e porque não também, desportiva, do nosso país. Por alguma razão o gajo se mantém há anos e anos à "tona" do comentário desportivo televisivo (RTP, SIC) e, sendo dono de uma reputada empresa de "estudos de opinião", a Eurosondagem, (que trabalha directamente com orgãos de comunicação social ligados à Controlinveste - JN, DN, O Jogo, Sporttv), não será de estranhar que o António Oliveira o leve (extremamente) a sério quando ROC diz qualquer coisa do tipo "O fim do ciclo do Porto está próximo e até pode ganhar mais uma Liga mas não ganha mais nenhuma". Quer dizer, creio que foi a isto que o António Oliveira se referiu, não fui rever o Dia Seguinte da semana passada para o confirmar. Mas se não foi ao ROC que ele se estava a referir, então foi ao representante lampião, Rui Gomes da Silva, que é a mesma coisa, e de quem já li algures que também seria "maçon" (e advogado, político, ex-Ministro...) e, portanto, também é alguém com acesso a muita informação privilegiada... Mesmo que aquela cara de pateta pareça dizer o contrário.)

- "Então mas eu digo isto porquê? Digo isto e não tenho conhecimento de nada do que se está a passar? Ninguém anda a dormir. E eu ando nisto há 40 e tal anos. Portanto, eu sei o que estou a dizer, conheço as pessoas, identifico-as, e sei que há uma grande orquestração em relação ao Futebol Clube do Porto."

- "Importante, para mim, é que os portistas, definitivamente, percebam: se unam cada vez mais, cada vez mais ao Futebol Clube do Porto, que se unam e não se desunam. O Porto vai passar por um período dificílimo - não é só desportivamente, atenção, chamo novamente a atenção para isso -"

- "Os problemas do Porto vão começar agora. O Porto não é só futebol. Repare, o Porto não é só um clube de futebol. As pessoas não se iludam."

- "Atenção. Unam-se, não se desunam. Porque o caminho vai ser muito longo e há muitos movimentos em curso, que vêm de variadíssimos quadrantes, variadíssimas instituições, variadíssimos estruturas que têm de derrubar o Futebol Clube do Porto."




Apito Mata-Ratos




Há duas formas de olhar para estas declarações de António Oliveira: ou as ouvimos como vindo de um mero ex-jogador de futebol e ex-selecionador que não desdenhava formas tão supersticiosas para ganhar jogos como colocar dentes de alho nos balneários ou lançar búzios no Brasil; ou ouvimo-las como vindo do irmão do dono da Sporttv, JN, DN, O Jogo, publicidade estática nos estádios e percentagens em SADs de clubes (incluindo Sporting, Benfica e Porto), recém-formado em advocacia e um dos mais sérios candidatos a candidatos às iminentes eleições no Porto.

Se ouvirmos como descrito na primeira hipótese, acontece-vos o que me aconteceu a mim quando ouvi pela primeira vez no domingo: não liguei.

Se o ouvirmos como descrevi na segunda hipótese, lembrando-nos da curiosa expressão "os ratos não fogem" utilizada anteontem por Pinto da Costa, e sabendo da forma como Angelino Ferreira, o administrador da SAD do Porto para a área financeira, abandonou o "barco", a minha dedução é:


Está para arrebentar um novo Apito Dourado, agora "apontado" para as offshores, fundos de jogadores, fisco, etc. Vai uma aposta?



7 comentários:

Anónimo disse...

O ROC é um pateta que não atina com nada. Não tem qualidade nenhuma como comentador, muito menos como representante do Sporting, o que faz desconfiar porque é que as televisões lhe dão palco, pois passou da RTP para a SIC. É evidente que a exposição mediática por causa de participar nestes programas lhe dá imenso jeito. Já as televisões recebem favores dele, ou então ele é escolhido por ser maçon e "quid pro quo", está a ver?

Quanto ao que o Oliveira disse, poderá ser apenas nervosismo, porque os andrades estão muito abalados. Aquilo está esgotado, não há ideias novas, porque só sabem ir buscar protagonistas a um passado que já não volta. A última foi o regresso do Quaresma. Antes disso andaram a contratar jogadores só porque estavam referenciados para o Sporting, mas tramaram-se. Isto já não resulta porque o Benfica e o Sporting estão mais fortes, não sendo tão fáceis de desestabilizar. Se ainda por cima o substituto do Paulo Fonseca for o Jesualdo Ferreira ou o Villas vai ser a risada geral.

Claro que não ponho de parte que a justiça venha a avançar sobre o Pinto da Costa e por acréscimo o Porto. A fraqueza cheira-se à distância e o Pinto da Costa criou muitos inimigos que quando puderem não exitarão em desforrar-se. Por isso na proporção do que ganhou e do modo sujo como o fez, esse clube pode vir a cair muito...

Captomente disse...

Caro @Anónimo, a permanência do ROC durante estes anos todos como comentador do Sporting é, para mim, um mistério. Ou é, como disse, um "quid pro quo" (esqueci-me de referir que ele também faz parte de um Conselho qualquer de Opinião da RTP, http://www.rtp.pt/wportal/grupo/conselho_opiniao/conselhopiniao.php)ou então é só mesmo para manter o nível baixo no que toca a ridicularizar o Sporting.

Quanto à minha análise da situação do Dragão, nem sequer juntei à colação os dados desportivos (Izmailov à cabeça, Lucho, renovação Fernando, Licá e Josué, os amuos de Jackson e Defour, etc, etc), pois são tão evidentes que já nem importa mencioná-los. A minha dúvida é se é a má prestação desportiva que provoca o "caos" em torno da equipa ou vice-versa.


Talvez a minha dedução seja mais um "whisful thinking" do que realmente uma possibilidade, mas que me daria um prazer descomunal assistir ao naufrágio do Porto de Pinto da Costa (desportivo, social, financeiro, tudo), lá isso daria. ;)


Saudações Leoninas!

RP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RP disse...

Já leste o MST,hoje na bola ?
Cheira mesmo a fim de ciclo.Ele diz lá uma coisa,que há muito venho dizendo,o PdC,já não tem a lucidez para mandar no sistema e controlar tudo á sua volta,foi arranjando algumas pessoas que ele considera de confiança e repartiu por eles alguns pelouros,mas o problema é que esses "amigos", se tornaram gananciosos e perceberam que o "Boss" já não é o que era, e vai daí começaram as guerras internas para suceder ao velho, que por sua vez se julga um iluminado, e que sem ele o clube não tem futuro e só vai saír dali ou morto ou preso. Seguem-se as cenas dos próximos capitulos

Captomente disse...

Sim, li. Verdade seja dita, apesar de tudo, o MST já desde há algum tempo que tem dado umas "bicadas" na gestão de PdC, tanto desportiva como financeira e o texto dele de hoje foi mais um "o Rei vai nu".

Mais dois exemplos de que o barco está se a afundar, são estes 2 "desabafos" de 2 jogadores do Porto, e ambos hoje!

Primeiro o Kelvin:

http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/02/25/kelvin_mostra_descontentamento_p.html

E depois o Fabiano:

https://pbs.twimg.com/media/BhWjr2dIAAA9YnN.png

E ainda veio o Iturbe "meter sal na ferida":

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=869978



Epah, isto é absolutamente inacreditável no Porto!! Passavam-se anos e anos sem se ouvir sequer um gemido de um jogador do Porto, quanto mais queixas públicas!

Estou a adorar cada minuto. :)

SL


O Porto actual é um verdadeiro ninho de ratos.

sar disse...

Esse cenário até é bastante plausível. Se lhe juntarmos notícias de revisores oficiais de contas que saíram recusando-se a assinar os relatórios de contas duma certa agremiação, além de robertices, rodriguices e outras negociatas mal explicadas, até pode ser que seja uma mega-operação não confinada ao fêcêpê...

SL

Captomente disse...

@sar

Isso seria o maior "blockbuster" da história do futebol português. Porto e Benfica, ambos a ir ao fundo?

Já tenho as pipocas aqui ao meu lado. ;)

SL