20 de fevereiro de 2014

Bada Bing

Vi, por mero acaso, os últimos 5 minutos do Porto 2-2 Valongo, a contar para o Campeonato Nacional de hóquei em patins, no Porto Canal. Vou só anotar o que mais me ficou na retina:

- A extrema masculinidade exibida pelos atletas (nas tatuagens, na atitude, nos palavrões, nas ameaças ao público, etc) que praticam um desporto em que é necessário saber andar com umas rodinhas nos pés e com um pau nas mãos.

- O Valongo ganhava 1-2 quando comecei a ver o jogo. Passado pouco tempo, o Porto chegou ao empate após um penalty onde foi claro, até para leigos como eu, que o jogador do Porto se mandou para o chão. O treinador do Valongo ficou tão indignado que até foi admoestado com um cartão azul.

- Imediatamente ao apito final, as câmaras do Porto Canal focaram exclusivamente a cara de resignação dos jogadores portistas e nem um segundo foi gasto pela televisão que queria "eliminar o estigma de que isto era um canal do FC Porto" para filmar a natural festa dos jogadores do Valongo junto à bancada onde se encontravam os seus adeptos. Acho que os valonguenses irão manter esse estigma.

- Apreciei a ironia do repórter de campo do Porto Canal, que, logo na primeira pergunta ao treinador do Porto na flash-interview, comenta "importa desmistificar que o Valongo hoje não foi campeão nacional".

- Registei que ninguém do Valongo falou e não houve nenhuma justificação aos telespectadores por que tal não aconteceu. Será que é normal não entrevistarem os jogadores/treinadores adversários? Chiça, até na Benfica TV, um canal de televisão declaradamente de clube, o fazem!



Um destes dois personagens é um mafioso conhecido. Qual?


Para terminar, um sinal de que o "Império" está a cair, é quando o homem do dinheiro bate com a porta antes da venda ou falência do negócio que tantos bolsos fez encher de dinheiro aos seus "accionistas". A saída do Angelino Ferreira, que controlava o cash flow, isto é, o guito do FCP há 20 anos, é quase tão surpreendente como seria se num dos últimos episódios de Os Sopranos, o tipo que controlava o dinheiro do Tony, Silvio Dante, se demitisse de gerente do Bada Bing e fosse gozar o resto da reforma na Florida, levando com ele na memória os segredos do negócio de "família".

 Pensando melhor, talvez outro suicídio nas casas de banho do Dragão fosse demasiado suspeito e assim deixaram-no sair sem problemas... até aparecer morto na piscina da sua casa no Algarve, devido a um ataque cardíaco ou coisa parecida.

Ninguém se reforma da máfia.

4 comentários:

RP disse...

Grande série. A melhor de sempre.

Gomez disse...

... os ratos estão a fugir do barco (fcp)!!!!

Captomente disse...

@RP Concordo. Embora seguida de muito perto por The Wire e Breaking Bad. A recente True Detective parece que também almeja os lugares do pódio...

@Gomez Ratos é a palavra certa! ;)

RP disse...

Excelentes séries. Também estão nas proximidades da melhor de sempre, Mad Men, Boardwalk Empiree The House of cards.