28 de fevereiro de 2014

Parabéns... Grupo Sport Lisboa?

in Os Sports Illustrados, nº 6, 16 de julho de 1910


10 comentários:

Anónimo disse...

Sport Lisboa e Benfica um clube mais novo que o Sporting Clube de Portugal na realidade. Na fantasia , na invenção é mais velho: "nasceu em 1904".Eh,eh,eh

Unknown disse...

Naquela altura não sabia fazer contas. :P

Para mim é tudo muito simples. Quando foi para registar a data de fundação, optaram os responsáveis por escolher a data do clube mais antigo, algo comum em fusões. Poderiam até, escolher a data do clube mais novo, ou poderiam ainda, como ilustra a tiragem desse jornal, ter sido atribuída a data da fusão.

Foi feita uma escolha. Mais simples que isto não encontro.

PS: mas também, e com muita sinceridade, é o que menos me preocupa. Por mim, até poderia aparecer uma folha de um jornal de 1821 a dizer que existia um clube chamado Portugal, ao qual uns iluminados diriam que certamente é o Sporting Clube de Portugal. Era para o lado que dormiria melhor.

Captomente disse...

@Anónimo Quem ler os artigos, jornais, livros, etc, da época, apercebe-se o que o Sporting era na altura, de facto, um clube ímpar e que muitos o olhavam como modelo a seguir, inclusive o próprio... Cosme Damião.

@Germano

Caro Germano, nota que não fiz qualquer tipo de comentário à notícia. Cada um dá a essa notícia de 1910 a importância que quer dar. Como Sportinguista, apenas registo que tanto a "vossa" data de fundação como a do Porto, estão ambas envoltas numa "neblina", uma mais espessa que a outra, é verdade, e que a nossa, é a mais límpida de todas. Raios, nós até acrescentámos uns meses à data oficial da fundação! :P



Saudações desportivas!

Unknown disse...

Na data do Benfica não vejo uma neblina, vejo uma opção. Mas compreendo que queiram picar por aí.

O Sporting naquela altura, era o clube da elite, e é normal que o povo olhe para a gestão da elite com olhos de quem quer aprender, independentemente de ter ideias muito próprias.

Abraço

Cantinho do Morais disse...

Eu nasci da "fusão" entre o meu pai e a minha mãe. Mas nunca optei por escolher a idade de um deles como sendo a minha. Gosto mais daquela idade que se iniciou no dia em que nasci.
Ainda bem que os meus pais pensaram o mesmo quando me foram registar, escolhendo a data em que eu nasci e não a de um deles.

Desculpas e mais desculpas para justificar (mais) uma mentira.

RP disse...

Isto que acabaste de aqui postar é serviço público.Excelente.

Captomente disse...

@Germano O que sei é que, em 1910, comemoravam o 4º aniversário e em 2014, comemoram o 110º aniversário. Só isso. :P

@Cantinho Boa analogia!

@RP I aim to please! ahha ;)

Unknown disse...

Estes nasceram todos da tacanhez nacional, sempre a imitar o clube da vanguarda.
Uma galinha a andar de bicicleta desde 1908.

verdebranco disse...

Divulguei o mais que pude :)

Captomente disse...

Ah! É bem, é bem. ;)