8 de fevereiro de 2014

O sistema

Tanta merda p’ra dizer e tão pouco tempo e talento p’ra o fazer.

Sobre o derby. Não somos favoritos e já não o éramos mesmo quando o William Carvalho e o Jefferson estavam disponíveis. Aliás, infelizmente, desde há uns anos p’ra cá que o Sporting não é favorito em qualquer derby ou clássico. Nem é preciso dizer aqui quando é que foi a última vez que ganhámos na Luz… ou marcámos lá um golo. (a sério, não me perguntem, porque eu não sei).

Mas mesmo com todo o favoritismo do lado dos lamps, o Conselho de Arbitragem ou lá como se chama a cena dirigida pelo inefável Vitor Pereira que decide as nomeações dos árbitros, resolveu nomear o madeirense Marco Ferreira para o derby, numa lógica de "psicologia invertida", isto é, vamos-nomear-o-pior-árbitro-dos-internacionais-para-o-jogo-mais-importante-da-época-pois-sendo-ele-madeirense-sentir-se-á-tão-condicionado-para-não-favorecer-o-conterrâneo-que-logicamente-o-prejudicará-de-modo-a-que-não-lhe-possam-apontar-o-dedo-depois-do-jogo, tal como eu tinha previsto no passado 21 de janeiro. É uma táctica brilhante, devo dizer.

E isto faz-me lembrar do “sistema”, Porto, Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira , Liga, etc. Já repararam no silêncio de LFV em relação a PdC e ao “sistema”? Já repararam nas nomeações de árbitros para os jogos do Benfica esta época e nas últimas? Já repararam que, por exemplo, dos nove jogos de Bruno Paixão esta época na 1ª Liga, três deles foram para apitar jogos do Benfica? (todos eles com vitórias encarnadas, excepto o infame o último jogo de Barcelos, culpa de Cardozo… por ter falhado um penalty assinalado por Bruno Paixão, aos 92m de jogo) Já repararam que, na grande maioria das vezes, são árbitros não-internacionais que apitam os jogos do Benfica?

Neste momento, a relação entre Benfica e “sistema” (FPF, Liga, árbitros, etc) está como que em “ponto-rebuçado”, isto é, perfeita. São tantas as evidências deste facto que se torna enfadonho ter de enumera-las a todas mas cá vão algumas: o surgimento da Benfica TV, o constante apoio do Benfica à direção da Liga e FPF e subsequentes apoios à forma de dirigir a arbitragem (como é lembrado neste blog, o Benfica, ao contrário da opinião do actual Sporting, é a favor da nomeação dos árbitros… desde 2005!), o cada vez mais decrescente número de clubes que exigem a tal Assembleia-Geral Extraordinária para destituir o presidente da Liga (a última contagem era de apenas sete ou nove), enfim, tantos pormenores (árvores) à “solta” e que, quando os juntamos, conseguimos ver a “floresta”: o “sistema” (já) é do Benfica!



Esta época: 9 jogos da 1ª Liga apitados, nenhum do Sporting ou Porto, três do Benfica. \o/


E se querem mais provas, lembrem-se do que se está a passar no império nortenho:

- Entrada de Paulo Fonseca (diz-se por aí que o preferido de PdC era o Leonardo Jardim)
- Saída de Moutinho e James; entrada de Licá e Josué
- Saída de Lucho em janeiro
- A novela em redor de Lucho
- Izmailov
- Otamendi
- Fucile
- A, aparente, demissão de Angelino Ferreira da SAD do Porto

E, last but not the least, a mais efectiva prova de que algo está podre no reino do Dragão: a crítica pública de Manuel Serrão ao PdC e à direção do Porto, no programa (últimos 15 minutos) “Prolongamento”, na TVI24. A sério, há anos que me lembro de ver programas “desportivos” e não me recordo de uma crítica tão incisiva e tão descarada ao PdC por parte de um comentador do Porto como estes minutos finais do Manuel Serrão no último programa de segunda feira. Brutal.

Esta merda toda para quê? Para dizer que não nos iludamos, o Porto pode estar na merda e nós na melhor forma desde há algum tempo (e assim continuar nos próximos anos) mas o Benfica (já) tem esta merda toda controlada. Já dominam a arbitragem e, controlando isso, pouco resta a fazer… basta-lhes depois ter uma boa equipa plantel e um bom treinador. Nem mesmo um Sporting excepcional consegue vencer um sistema assim tão bem montado.


SL

2 comentários:

RP disse...

Mais um excelente post. Continua com o blog,precisamos de Sportinguistas que alertem os mais incautos e que andam distraídos. Um abraço e boa sorte para amanhã, que bem vamos precisar.SL

Captomente disse...

Obrigado pelas palavras e sem dúvida que iremos precisar de sorte... muita mesmo!

SL